T3

T3 é a sigla para tri-iodotironina, um hormônio produzido pela tireoide, responsável por regular uma série de processos metabólicos em nosso organismo.

O que é T3 para que serve?
 
O que é T3? É um segundo hormônio da tireoide também produzido por sua glândula, além de outros tecidos através da desiodação do T4 (conversão enzimática). Através desse hormônio é possível manter o controle muscular, função e desenvolvimento do cérebro, coração e funções digestivas.

 

Qual o valor normal de T3?
 
Valores normais: 1 a 5 anos: 105 a 269 ng/dL (1,6 à 4,13 nmol/L). 5 a 12 anos: 94 a 24l ng/dL (1,44 a 3,70 nmol/L). Acima de 12 anos: 72 a 214 ng/dL (1,10 a 3,28 nmol/L). Interpretação: A concentração de T3 é cerca de li70 daquela do T4 e ele circula também ligado a proteínas (TBG, TBPA e albumina).

 

Como usar T3 para emagrecer?
 
O uso do T3 não está indicado para fins de emagrecimento. O uso do T3 pode sim alterar os exames da tireóide. Se o paciente está em uso do T3 e faz o exame da tireóide, geralmente , o exame vem compatível com um quadro de hipertireoidismo. O ideal é conversar com médico.

 

Como repor T3 naturalmente?
 
Abacate e sementes de chia e linhaça. Esses três alimentos são fontes vegetais de ômegas essenciais, como ômega 3. A nutricionista explica que esse nutriente atua na manutenção da função tireoidiana e contribui para a produção regular dos hormônios T3 e T4.

 

Quais os efeitos do T3?
 
Algumas das principais funções do T3 e T4 no organismo são:
  • Desenvolvimento normal dos tecidos do cérebro;
  • Metabolismo das gorduras, carboidratos e proteínas;
  • Regulação dos batimentos cardíacos;
  • Estímulo da respiração celular;
  • Regulação do ciclo menstrual.