Glicemia

A glicemia é o termo que se refere à quantidade de glicose, mais conhecido como açúcar, no sangue que chega através da ingestão dos alimentos que contém carboidratos, como bolo, massas e pães, por exemplo.

O estado de normalidade da glicemia em jejum é de 70 mg/dl a 100 mg/ld. Uma pessoa é classificada como pré-diabética ao medir a sua glicemia em jejum e atingir entre 100 e 125 mg/dl. Já aqueles que atingem a partir de 126 mg/dl são considerados diabéticos.

Quando o nível de glicose está entre 100-125 mg/dl, significa que a glicemia de jejum está alterada e requer mudanças de hábitos de vida, como investir em uma alimentação saudável rica em fibras e em atividade física regular. Em alguns casos, o uso de medicamentos pode auxiliar no controle dos níveis de glicemia.

Qual o nível perigoso de glicose?
 
No caso das pessoas que fazem o exame de glicemia pós-prandial, o nível normal da glicemia após a refeição deve ser inferior a 140 mg/dl. Quando a glicemia pós-prandial está entre 140 e 200, temos uma Intolerância à glicose ou pré-diabetes. Valores acima de 200 são considerados elevados e já caracterizam o diabetes.