Medicina integrativa

A medicina integrativa propõe uma parceria do médico e seu paciente para a manutenção da saúde. Começa, assim, por colocar o paciente como ator principal no processo, como seu próprio agente de saúde. O paciente deixa de receber passivamente o tratamento para uma doença e passa a participar ativamente da própria saúde.

Quais são as medicinas integrativas?
 
A Medicina Integrativa pode incluir dietas alimentares específicas, técnicas de gestão de estresse, meditação, práticas terapêuticas com auxílio profissional e até métodos físicos, como alongamentos, yoga, exercícios respiratórios e massagens leves.

 

Quem pode exercer medicina integrativa?
 
Por se tratar de uma abordagem de trabalho, qualquer médico pode fazer uso da Medicina Integrativa. Contudo, ela é uma tendência mais predominante entre aqueles que atuam com Medicina da Família, Clínica Médica e Clínica Geral.
 
Quais os benefícios da medicina integrativa?
 
Benefícios da medicina integrativa
  • Melhora o prognóstico do paciente;
  • Alivia os sintomas da doença;
  • Proporciona um estilo de vida mais saudável;
  • Visão interdisciplinar no tratamento, uma vez que é necessário a integração de várias áreas em prol do bem estar do paciente;
  • Aumento da qualidade de vida do indivíduo
Quais são os 4 componentes da saúde integrativa?
 
O atual cenário mundial da saúde demanda novas abordagens voltadas não apenas para o diag- nóstico e o tratamento de doenças, mas também para um novo conceito de saúde que conside- re o bem-estar físico, mental, emocional, social e espiritual, uma vez que tais aspectos humanos são indissociáveis.