Creatinina

A creatina é uma substância produzida em vários órgãos e composta por alguns aminoácidos, cujo objetivo é fornecer energia para o músculo trabalhar. Ela é “ativada” em casos de esforço muscular. Após ser utilizada, ela é quebrada em pedacinhos e, depois, eliminada.

Qual nível de creatinina é preocupante?
 
Quando a creatinina é preocupante? Os resultados considerados “alterados”, ou seja, com o nível de creatinina elevado, precisam estar acima dos valores de referência (1,2mg/dl).
 
Qual é o normal da creatinina?
 
O valor normal de creatinina deve estar entre 0,7 e 1,3mg/dl (homens) e entre 0,6 e 1,2mg/dl (mulheres). E quando o exame revela que o paciente apresenta alto nível desta substância, a sua função renal pode já estar comprometida.

 

Quais são os sintomas da creatinina alta?
 
Entre os sintomas de creatinina alta, podemos destacar:
  • inchaço nos membros, como pernas, pés e braços;
  • cansaço excessivo;
  • náuseas e vômitos;
  • confusão mental;
  • falta de ar;
  • fraqueza;
  • retenção de líquido;
  • pele seca;
Qual é o valor da creatinina boa?
 
Valores normais: Homens: 0,6~1,30 mg/dL; Mulheres: 0,50~1,1 mg/dL.
 
O que provoca o aumento da creatinina?
 
Quando os rins trabalham de forma inadequada e a sua capacidade de filtrar o sangue fica afetada, as concentrações de creatinina tendem a ser elevar. Quanto mais alta estiver a creatinina sanguínea, mais grave estará a insuficiência renal. Nossos músculos precisam de energia para exercer suas funções.

 

É possível baixar a creatinina?
 
Existem várias maneiras de reduzir seus níveis de creatinina, incluindo uma mudança na dieta, algumas modificações do estilo de vida, a administração de remédios e a realização de tratamento médico.
 
Quem tem creatinina alta pode comer ovo?
 
Na dieta para problemas renais é importante controlar a ingestão de proteínas, como frango, feijão, peixe e ovo, pois o seu consumo excessivo pode sobrecarregar os rins, favorecendo a ocorrência de sinais e sintomas, como dor nas costas, cansaço, dor ao urinar ou vontade frequente de urinar.

 

O que fazer para normalizar a creatinina?
 
O que fazer: é recomendado beber bastante água e chás, fracionados em pequenas quantidades e em intervalos curtos, e consumir frutas e vegetais frescos. Além disso, em alguns casos, pode ser necessário ingerir o soro caseiro, que é preparado com água, açúcar e sal.