Audiometria

Audiometria tonal: avalia o grau de audição do paciente em relação a sons emitidos em diversas frequências. Pode ser realizado por via aérea comum ou por via óssea. Audiometria vocal: avalia a capacidade que o paciente possui para entender a voz humana.

Qual o preparo para audiometria tonal e vocal?

Preparo. Não expor-se a sons fortes e não usar aparelhos sonoros pelo menos 14 horas antes do exame. Caso você trabalhe em ambiente ruidoso, procure realizar o exame após uma boa noite de sono ou logo após uma pausa de descanso no final de semana.

 

Na audiometria tonal avaliamos a quantidade de audição do paciente, em cada orelha, testando a audição para sons graves (grossos) e agudos (finos). O fonoaudiólogo apresenta um estímulo em cada frequência, reduzindo a intensidade, de forma a encontrar o som mais suave que o paciente é capaz de detectar.

 

O exame de audiometria é indicado para pacientes com suspeita de perda auditiva ou que sofrem traumas, como tímpano rompido, infecções no ouvido ou exposição excessiva a ruídos muito altos. Quem possui histórico familiar de perda auditiva também deve realizar o exame como medida preventiva.