Quando o T4 é considerado alto?
Para adultos saudáveis o valor geralmente está entre 0.7 a 1.8 ng/dl. Os níveis variam durante o dia e portanto é raro que as dosagens subsequentes sejam semelhantes. O uso de medicamentos para hipotireoidismo e hipertireoidismo interferem na dosagem do T4 livre.
O que é o exame T4?
O exame T4 detecta a quantidade de hormônio tiroxina (T4) total e/ou livre no organismo e auxilia no diagnóstico de doenças, como: hipertireoidismo e hipotireoidismo. Ele é complementar ao de TSH e é feito a partir da coleta de sangue da veia do paciente.
Quando o T4 é considerado baixo?
T4 livre: valores de referência. Confira a seguir os valores de referência para o exame T4 livre: Resultados menores que 0.70 ng/dL são considerados baixos, sugerindo hipotireoidismo, ou seja, que a tireóide está funcionando abaixo do necessário. Resultados entre 0.70 ng/dL e 1.48 ng/dL estão dentro da faixa normal.
Como o T4 age no corpo?
Puran T4 possui em sua fórmula uma substância chamada levotiroxina, hormônio normalmente fabricado pelo organismo, pela glândula tireoide. Como uma forma sintética do hormônio T4, a substância supre a deficiência hormonal no organismo, regulando a velocidade metabólica.
Quando o T4 livre é preocupante?
Quando há muito T4 livre na corrente sanguínea, a hipófise encontra-se “inibida”, praticamente sem produzir TSH, com níveis de sanguíneos abaixo de 0,1 mU/L (o nível mais baixo que conseguimos dosar). Estes são os casos de hipertireoidismo clínico.